Lisboa – Tradição e Gastronomia

Como todo brasileiro sabe, ou deveria saber, Lisboa é a capital de Portugal onde muito da nossa história teve seus primeiros capítulos.

A cidade existe desde antes do tempo dos romanos, foi por muito tempo dominada pelos mouros e só no ano de 1147 foi retomada definitivamente pelos portugueses.

A dominação por diferentes povos fez com que Lisboa tenha diferentes influencias nas artes, arquitetura e em toda cultura quando comparado a outras importantes cidades europeias.

As ruas do bairro da Alfama são completamente irregulares e as casa parecem ter séculos, é um verdadeiro museu a céu aberto. O centro da cidade foi completamente restaurado devido ao terremoto de 1755 que destruiu quase tudo. Como o restauro foi feito logo após o terremoto tudo está em ordem, mas continua sendo bem antigo. O bairro do alto é chique com várias lojas e cafés inclusive o Café A Brasileira, o mais antigo da cidade.

Existem diversos passeios por Lisboa que são imperdíveis como o Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, Castelo de São Jorge entre outros. Não tive tempo de ver tudo que gostaria e tinha planejado, vou ter que voltar a cidade uma outra vez no futuro.

Seguem os pontos que visitamos:

1º dia

Torre de Belémimperdível
Mosteiro dos Jerônimos – imperdível
Museu Nacional do Coches – vale a pena ver

2º dia

Museu Nacional do Azulejo – vale a pena ver
Mosteiro São Vicente de Fora – vale a pena ver
Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia (leia texto sobre a viagem) – imperdível
Miradouro Santa Luzia – imperdível
Castelo de São Jorge – imperdível

3º dia

Sé de Lisboa (Catedral) – vale a pena ver
Miradouro Sophia de M. B. Andresen – veja se tiver tempo
Convento do Carmo – veja se tiver tempo
Miradouro de São Pedro de Alcântara – imperdível
Rua Garrett – imperdível
Miradouro e elevador da Santa Justa – vale a pena ver
Praça D Pedro IV – imperdível
Rua Augusta – vale a pena ver
Praça do Comércio – imperdível
Oceanário de Lisboa – vale a pena ver

Não consegui ver:
– Museu da Marinha
– Igreja São Vicente de Fora
– Miradouro da Graça
– Museu do Chiado
– Museu Nacional de Arte Antiga
– Basílica da Estrela

Presenciar diferentes museus onde reconhecemos alguns personagens por serem os mesmos da nossa história acaba dando uma sensação muito prazerosa.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Você já viajou para Paris, Londres, Roma? Foi tratado com indiferença? Tente Lisboa, é muito diferente. Primeiro eles falam português, tem um sotaque um pouco diferente, mas é português. Outra grande vantagem de Lisboa é que o lisboeta é muito simpático e fomos tratados muito bem.

Não dei muita sorte, fiquei em Lisboa 2 dias e meio e só não choveu no meio dia quando cheguamos. As melhores fotos foram nesse dia.

Mesmo com o tempo nada convidativo Lisboa foi uma agradável surpresa com o grande número de opções do que ver e fazer. A cidade possui mosteiros e igrejas tão belos quanto em outras importantes cidades do mundo, tudo bem que algumas precisam de uma restauração, mas continuam sendo importantes e lembram muito assuntos que aprendemos na escola.

O Panteão é incrível e deve ser visitado, mas cuidado. Estávamos no Museu Nacional do Azulejo e pedimos ao taxista para ir para a Igreja de Santa Engrácia, ao chegarmos estranhei porque o prédio era bem simples sem os mármores e a beleza que indicava nosso livro-guia. O problema é que o Panteão também pode ser chamado de Igreja de Santa Engrácia e o mais incrível é que existe em Lisboa uma outra Igreja de Santa Engrácia, na qual estávamos. Depois de conversar com algumas pessoas percebemos o engano e tivemos que tomar outro taxi até o Panteão, mesmo não sendo distante chovia muito e as ladeiras do caminho são bem fortes.

No terceiro dia alugamos um Tuk-Tuk para percorrer a cidade e chegar principalmente aos miradouros que são lugares muito altos com acesso por ladeiras bem íngremes. Foi bom porque o motorista/guia foi contando histórias e curiosidades da cidade, além do que era mais fácil parar em vários locais que seriam impossíveis com um taxi e muito menos com um ônibus.

Visite Portugal, visite Lisboa, vale muito a pena, e tem várias pessoas dizendo que Porto é tão bonito quanto, vou ter que voltar logo.

.

Outros álbuns e publicações sobre Portugal

Portugal – Beleza e História
Óbidos –  Castelo e Muralhas
Palácio de Queluz
Palácio de Mafra
Mosteiro de Alcobaça
Santuário de Fátima

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *