Palácio de Mafra – Portugal

Portugal é um país maravilhoso para se visitar e o Palácio de Mafra está entre os locais mais bonitos entre infindáveis pontos turísticos.

A proximidade de Lisboa facilita muito a visita, são mais ou menos 40 km.

Construído a mando do Rei D. João V, o Palácio de Mafra é enorme. São 37.790 m2 de área total, 880 cômodos, 4.700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões. O palácio foi construído com pedra lioz da região. A conclusão foi no ano de 1735.

O palácio possui dois conjuntos de carrilhões, somando-se aos sinos de horas e litúrgicos o total chega a 120 unidades. Os sinos vão de 2,7 kg até 12 toneladas.  A lenda diz que o custo de um conjunto de carrilhão na época era de 400.000$00 réis, e todos achavam muito caro para um pequeno país como Portugal pagar. D. João V, ofendido, disse que era muito barato e encomendou dois.

O palácio é formado ao norte pelo Palácio do Rei e ao sul pelo Palácio da Rainha, ligando os dois encontramos uma galeria de 232 metros de comprimento, a maior da Europa. Ao percorrer a galeria encontramos as mais variadas salas, sala de estar, sala de caça, sala de música, sala de jogos, sala de jantar, Salão dos Grandes Frades, sala do oratório, sala do trono, etc, etc, etc.

No final do percurso encontramos o melhor do Palácio de Mafra, a biblioteca. O salão tem 95 metros de comprimento por 9,5 metros de largura. O piso, feito de cores variadas de pedra liós, apresenta desenhos espetaculares. Cobertas por estantes, onde encontramos mais de 36.000 livros, as paredes junto com o teto, todo trabalhado, formam uma das salas mais belas que já conheci.

Boa parte do mobiliário, quadros e tapeçarias foram levados para o Brasil pela Família Real em sua fuga de 1807. A maior parte nunca retornou.

Em 1910 foi neste prédio que o último rei de Portugal, D. Manuel II, passou a noite entes de ir para o exílio e começar a República.

Visitando Lisboa não deixe de visitar o Palácio de Mafra, você com certeza vai gostar muito.

.

PNMafra

.

Outros álbuns e publicações sobre Portugal

Portugal – Beleza e História
Lisboa – Morada dos Reis Portugueses
Óbidos –  Castelo e Muralhas
Palácio de Queluz
Mosteiro de Alcobaça
Santuário de Fátima

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *