Santuário de Fátima – Portugal

Estive em Fátima no mês de janeiro, estação de chuvas em Portugal, e realmente cheguei em um final de tarde debaixo de chuva, choveu durante a noite, amanheceu chovendo e choveu praticamente durante todo o dia de minha estada. Para completar deixei a cidade debaixo de chuva.

A maioria das fotos foram tiradas sob chuva, quando deu uma estiada, até aparecendo sol e céu azul, sai fotografando para todos os lados, só que em menos de meia hora voltou a chover.

Realmente não tive muita sorte em minha visita a Fátima, já que a basílica antiga estava fechada, por estar sendo reformada, e a basílica nova estava fechada no dia da minha visita por causa de um curto na parte elétrica. Havia uma previsão de abertura, mas não era garantido, não dava para esperar e acabei viajando para outra cidade sem ver o interior das basílicas.

O Santuário de Fátima estava completamente vazio durante a minha visita, afinal muita chuva e basílicas fechadas acabam espantando todo mundo.

Mesmo com o que descrevi achei minha visita a Fátima muito especial, a cidade tem uma atmosfera diferente, transparece paz e tranquilidade, mesmo para quem não é religioso. No meu hotel havia um grupo de mais de trinta turistas japoneses que estavam emocionados com a visita. Eu não entendo japonês, mas fiquei curioso e fui conversar com o guia e ele confirmou que todos, sem exceção, estavam muito felizes com a visita.

Abaixo de boa parte do pátio do Santuário existem uma série de capelas onde são celebradas as missas em dias normais. Não seria prático utilizar uma basílica imensa para as missas com algumas dezenas de pessoas, nas capelas ficam muito mais coerente e aconchegante.

No Santuário de Fátima existe ainda a Capela das Aparições, construída exatamente onde Nossa Senhora de Fátima apareceu para as três crianças. O prédio é bem moderno com bancos de madeira sem encosto onde todos fazem suas preces. Ao lado fica o local onde você poderá acender velas e pedir alguma graça.

Portugal é um pequeno país, visitando Batalha ou no caminho de Lisboa para Coimbra pense em dar uma passada por Fátima, as distancias não são grandes e as estradas são muito boas. Mesmo se você não for religioso, tenho certeza que não se arrependerá.

.

Santuário de Fátima – site oficial

Santuário de Fátima – Wikipédia

.

Outros álbuns e publicações sobre Portugal

Portugal – Beleza e História
Lisboa – Morada dos Reis Portugueses
Óbidos –  Castelo e Muralhas
Palácio de Queluz
Palácio de Mafra
Mosteiro de Alcobaça
.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *