Mosteiro de Alcobaça – Portugal

Como já comentei em outras postagens, minha viagem a Portugal foi debaixo de chuva. Alcobaça não foi diferente, as fotos externas foram tiradas na saída, pois na chegada não era possível tirar a câmera da mala.

A distância da cidade de Alcobaça e Lisboa não é muito grande, 122 km, e em conjunto com a cidade de Batalha, 24 km, e Óbidos, 37 Km, é possível fazer um passeio de um dia extremamente proveitoso.

Em Alcobaça o que temos para ver é o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, e realmente não precisa mais nada. A visita interna é realmente bela. O Mosteiro é enorme, muito bem conservado, com uma iluminação interna que valoriza muito os ambientes.

O início da construção data de 1152, sendo construído e ampliado no decorrer dos séculos.

A igreja é de arquitetura simples quando comparada as demais de Portugal, mas mesmo assim é linda pela imensidão. É impossível não soltar um “nossa” ao entrar.

As diversas salas do mosteiro, que dão para um claustro, e o jardim ao centro formam um conjunto dos mais belos que vimos em Portugal.

Não podemos esquecer que é na Igreja do Mosteiro que estão os túmulos da D. Pedro I e D. Inês de Castro, famosa pela expressão “Agora Inês é Morta”. D. Pedro apaixonou-se por D. Inês de Castro, camareira de D. Constança, sua esposa. Após a morte se sua mulher passou a viver com D. Inês e teve três filhos. O pai de D. Pedro não aceitava esta união e mandou matar D. Inês. O amor de D Pedro por D Inês era tão grande que quando seu pai morreu e ele assumiu o trono mandou desenterrar sua amada e fez com que todos na corte beijassem sua mão e a considerassem como Rainha de Portugal.

Hoje os dois túmulos estão próximos ao altar, um a frente do outro para que quando ressuscitassem, pudessem outrar um nos olhos do outro.

Tem um site, 360portugal, que mostra em imagens de 360o, várias salas do mosteiro, vale a pena olhar.

.

360portugal.com

.

Outros álbuns e publicações sobre Portugal

Portugal – Beleza e História
Lisboa – Morada dos Reis Portugueses
Óbidos –  Castelo e Muralhas
Palácio de Queluz
Palácio de Mafra
Santuário de Fátima

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *