Cidade do México

Antes de começar, peço que não desista de ler este texto até o final, você vai entender o porquê.

A Cidade do México, capital do pais chamado México também, tem uma das maiores populações do mundo, com 21,5 milhões de habitantes, pelos números de 2012. O número que ouvi dos guias, no hotel e na rua, é que a população em 2015 é de 26 milhões. Não é oficial, mas mesmo assim é assustador pensar na velocidade do crescimento em 3 anos. Passaria a ser a maior aglomeração urbana do planeta.

O trânsito é de longe o pior que já vi, e observe que moro em São Paulo, capital mundial do congestionamento. Vermelho e verde nos faróis de transito são meras decorações, nos sinaleiros para pedestres então, servem só para gasto de energia.

O número de barraquinhas de camelôs que existem pela cidade é impressionante, quarteirões inteiros de venda dos mais variados produtos.

Depois de ler o que está acima, você deve desistir de visitar a Cidade do México?

A resposta é NÃO.

O México é um país muito semelhante ao Brasil, principalmente no que diz respeito a hospitalidade. Em qualquer lugar que você for, todos, realmente todos, te tratarão com respeito e atenção. Nas ruas, nos restaurantes sempre terá um sorriso e uma grande vontade em ajudar.

O que o México tem de melhor, principalmente na Cidade do México, é a conservação, manutenção e respeito pelo seu passado. Todos com quem conversei, mesmo as pessoas mais simples, sabem de onde eles vieram e tem muito orgulho disso. A descendência dos Incas, Astecas ou Mayas só trazem histórias e ensinamentos, nunca vergonha.

O tempo da colonização foi muito importante no desenvolvimento do país, mas as raízes devem, e são, conservadas.

Este é um ensinamento que nós brasileiros poderíamos aprender.

Mesmo sendo uma cidade cheia de problemas e até de uma pobreza bem marcante, tudo que tem relação com o passado é muito bem conservado e cuidado. Os museus que visitei não devem nada aos melhores museus do mundo, em muitos casos até melhores.

O Museu de Antropologia é excelente, tanto no acervo como na forma de exposição. Xochimilco é muito legal, com um colorido impressionante. O site de Teotihuacan e a cidade de Puebla são locais imperdíveis. O parque de Chapultepec é muito bem cuidado e preparado para receber os mexicanos e os turistas.

Considere uma visita a Cidade do México, ela está próxima e com ótimas opções de entretenimento.

.

Veja também em Dicas e Casos “Roteiro para a Cidade do México”

Veja também em Álbuns de Fotos “Pirâmides de Teotihuacan”

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

A chegada foi um pouco desconfortável, devido as indicações de pobreza, mas dia a dia fui conhecendo e apreciando cada vez mais a Cidade do México.

Fiquei em um hotel próximo ao Parque Chapultepec e da Avenida Passeo de la Reforma, uma das melhores regiões da cidade com grande quantidade de bares e restaurantes.

A comida era uma coisa que me assustava, gosto um pouco de pimenta, mas sem exageros, e não tive problemas. Todos os lugares ofereciam a comida picante ou não. Pedindo sem picante a comida vinha normal e eram oferecidos vários tipos de pimenta a parte.

A culinária merece maiores explicações, os tacos e burritos são ótimos e aconselho experimentar o molho de chocolate salgado, não que seja gostoso, não é, mas deve ser folcloricamente experimentado.

As frutas, estas sim, devem ser consumidas, são deliciosas. Mamão, melancia, mamão, maçã entre outras são sempre de ótima qualidade.

Fiz o passeio de Teotihuacan com uma empresa de turismo da cidade, e recomendo. O local é muito grande, com distâncias consideráveis. Sem uma orientação pode-se gastar muito tempo tentando achar a melhor forma de observar os locais. Veja o álbum sobre Teotihuacan.

Visitei Puebla, mas está história será contada em “Dicas e Casos” em breve.

A cidade possui ônibus de turismo do tipo que você paga por dia e pode usá-lo quantas vezes quiser, percorrendo os principais pontos turísticos. No México custa 165 pesos, 33 reais. Em Londres custa 25,50 libras ou 120 reais, vale a pena.

Como o trânsito da cidade é muito ruim, uma boa ideia, se for possível, compre o passeio de ônibus no domingo quando é possível andar, nos outros dias da semana você perderá muito tempo parado nos congestionamentos. Como o ônibus funciona até as 21 horas, outra dica é passear na parte superior do ônibus ao cair da tarde e a noite, você conseguirá fotos diferenciadas.

Além de uma cidade fantástica, graças ao câmbio, tudo é muito mais barato que o Brasil, Estados Unidos ou Europa. Da para comer em ótimos restaurantes por 300 pesos que corresponde a 60 reais ou 20 dólares, aproximadamente. Um bom lanche sai por 50 a 100 pesos, 10 a 20 reais.

Realmente o mais difícil no México é pronunciar e memorizar os nomes dos locais ou bairros da cidade como Xochimilco, Chapultepec, Nezahualcóyotl, Naucalpan, Chimalhuacán, Xalostoc, entre outros. Pense em um motorista de táxi, não é fácil.

Em “Diacas e Casos” vou falar de cada lugar visitado junto com fotos inéditas e também mostrarei um mapa sobre a localização do que deve ser visitado. Em breve.

.

Veja também em Dicas e Casos “Palácio de Bellas Artes”

Veja também em Dicas e Casos “Basílica de Guadalupe”

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.