Sitio Arqueológico de Teotihuacan

Maior centro comercial e cultural da Mesoamérica, Teotihuacan foi uma das maiores cidades do mundo em sua época. Chegou a ter aproximadamente 200 mil pessoas e uma área de 20 Km2.

A Teotihuacan, que significa “Cidade dos Deuses”, de hoje corresponde a 10% do que existia no seu auge, mesmo assim o conjunto arqueológico atual é imenso e impressionante.

A cidade começou aproximadamente 100 a.C. e deve ter durado até o século VIII, segundo estudos.

As pirâmides são diferentes das egípcias, são maciças, sem tumbas, tuneis ou sarcófagos internos. A Pirâmide do Sol tem 65 metros de altura, é a maior, mas tem ainda as Pirâmide da Lua e o Templo de Quetzalcoatl. O conjunto é composto também pelo Palácio de Quetzalpapaloti e mais uma série de pequenos templos e prédios administrativos da época. Todos os prédios são unidos por uma avenida chamada Calzada de los Muertos com quase 4 km de comprimento.

As pirâmides na verdade eram templos onde, na sua parte superior, existiam cerimonias em que os sacerdotes ofereciam vidas humanas em sacrifício aos deuses.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Pensei em ir por conta própria, mas acabei indo com uma excursão.

O tour incluía a visita a outro sitio arqueológico na Cidade do México e a visita a Catedral da Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México.

Acho que fiz a escolha certa, o sitio arqueológico de Teotihuacan é tão grande que gastaria muito tempo caminhando e não aproveitaria bem o local. A excursão te leva de um lado, depois na outra extremidade e depois você sai por um portão mais central.

A parte mais interessante do passeio é a subida, ou direi escalada, das pirâmides. Subimos primeiro no Templo de Quetzalcoatl, o mais baixo dos três, mas o que tem a escadaria mais irregular. Subir cansa, mas na decida, é preciso muito cuidado. Após o almoço subimos a Pirâmide da Lua, a mais bonita das três, tem 42 metros de altura, mas a subida normal não vai até o topo, paramos um pouco mais do que a metade.

Em seguida seguimos em direção a Pirâmide do Sol, 65 metros de altura, cinco lances de escada, e para deixar mais emocionante o guia falava que o tempo estava acabando e tínhamos que subir rápido. Nas outras duas escaladas o guia nos acompanhou, mas nessa ele falou que já não tinha mais “saúde” para subir, deu para entender o porquê. Como disse são 5 lances de escada, com 243 degraus irregulares com tamanhos variados. As vezes a altura de um degrau era uma escalada, as vezes o patamar só cabia o pé pisado de lado. São 65 metros de altura que equivale a um prédio de 22 andares, chegar ao topo não é para qualquer um, mas quando cheguei foi muito gratificante. Pela lenda, chegando ao topo pode-se pedir um desejo que será cumprido.

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.