Adoro fotografia, sou louco por fotografar, chego a fazer viagens sozinho para poder fotografar melhor, afinal ninguém aguenta o fotógrafo querendo esperar o sol sair das nuvens para ter uma foto melhor. Tenho uma boa câmera e sempre que posso estudo como tirar fotos mais impactantes.

Apesar de tudo não tenho paciência para levar muitos equipamentos em viagens. Pesa, faz muito volume e é perigoso porque chama muito a atenção. Levo sempre a câmera, que é uma DSL, uma boa lente com um bom zoom e só. Quando muito, levo uma lente grande angular e um mini tripé.

As boas fotos têm que sair da câmera e da minha habilidade, nada de filtros ou muitas lentes. Para isso, vou comentar algumas dicas para tirar fotos do nascer e pôr do sol sem precisar levar uma mala só com equipamentos fotográficos.

A principal dica é torcer, torcer muito para as condições meteorológicas serem favoráveis.

Todos os livros sobre fotografia comentam que no outono é que conseguimos as melhores fotos do pôr do sol, deve ser por que o ar está mais seco, mas não tenho certeza. O que posso dizer é que é verdade, no outono o pôr do sol é mais vermelho, mais deslumbrante. Não que em outras estações não seja possível, mas no outono deixe sempre uma câmera preparada e a mão porque você poderá precisar.

Fique sempre preparado para tirar uma foto, numa viagem é bom você saber que horas será o nascer e o pôr do sol. É bom saber também exatamente onde o sol nasce e se põe. Sabendo o local, você poderá posicionar-se melhor, escolhendo a paisagem mais elaborada. Para conseguir estas informações existem aplicativos para o celular. O que eu uso é um aplicativo chamado TPE, tem um custo de US$ 4,00, mas acho que vale a pena para quem gosta de fotografar. Devem existir outros, inclusive gratuitos, é questão de procurar. No TPE você escolhe um local que pode ser onde você está ou onde você vai estar em uma viagem, depois você escolhe a data que também pode ser a de hoje ou futura, que o aplicativo indica exatamente a direção do nascer e o pôr do sol e da lua. Outras informações fornecidas são altitude, latitude e longitude do ponto escolhido.

Não espere por um início ou fim de dia sem nuvens, elas servem para dar um colorido especial formando desenhos que fazem com que a paisagem fique mais complexa e mais bonita.

Chegue pelo menos 15 minutos antes do horário indicado para o nascer e pôr do sol. No nascer do sol o jogo da luminosidade, antes do nascer, com as nuvens podem criar imagens melhores que o próprio nascer do sol. No pôr do sol as nuvens podem criar anteparos ao sol com o aparecimento de reflexos deslumbrantes.

Fique atento quando a bola de fogo começar a desaparecer no horizonte, o processo se acelera e dá para ver o movimento do sol sumindo rapidamente.

Com boas condições, com uma grande bola vermelha, considere filmar exatamente o desaparecimento, certamente seu filme terá audiência.

Quando possível, e se a família já não estiver reclamando que quer ir embora, fique mais meia hora. Muitas vezes o céu, depois do pôr do sol, cria imagens tão ou mais impactantes que o desaparecimento da bola de fogo.

Vamos ao equipamento. Caso tenha somente um celular, ótimo, não ache que você é um azarado, você tem a sorte de poder guardar a imagem para você e também mostrar aos amigos. Recomendo que não use o zoom, já que todos os celulares que conheço usam o zoom digital, isto é, estragam a qualidade do foto. É melhor perder um detalhe e tirar uma foto geral do que aproximar e ter um resultado ruim em uma tela maior ou impressão. Querendo dar destaque em uma parte da foto use um programa de recorte no computador, como o gratuito Picasa. Tendo pressa para colocar no Facebook ou Instagram, verifique se o seu celular tem programas de edição, que cortam a imagem da forma que você deseja. Procure aplicativos de edição de fotos, existem vários e muitos são gratuitos. Cortes devem ser feitos depois que a foto original, com a melhor qualidade possível, está guardada na memória do aparelho.

Com uma câmera compacta você pode usar o zoom ótico, também não use o digital.

Muitas câmeras e celulares tem configurações prontas para determinados tipos de fotos e uma delas é “Paisagem”. Algumas pessoas acham que é errado usar configurações prontas, eu não concordo. A opção “Paisagem” é a melhor configuração possível do aparelho para uma foto da paisagem e do pôr do sol. É verdade que com uma câmera com muitos recursos e um fotógrafo muito experiente é possível tirar fotos fora do comum, mas este deve ser um segundo passo, comece com as fotos simples e não perca a foto.

Com uma câmera DSL, aquelas que possibilitam várias regulagens, com certeza o resultado final será muito melhor. As câmeras DSL são projetadas para tirar fotos e não para também tirar fotos.

Todas as câmeras, inclusive as DSL, vêm configuradas de fábrica para tirar as fotos mais nítidas possíveis, por padrão tentam clarear uma imagem mais escura. Fotografando no modo automático ou no manual, regulando o indicador de exposição no zero, o resultado das fotos provavelmente não será o esperado. A câmera tentará clarear o que não deve ser clareado em um pôr do sol.

No modo manual regule o indicador de exposição um pouco para a direita, assim a foto ficará um pouco mais escura e você terá uma foto mais parecida com a real. Não tendo muita experiência tire várias fotos com várias regulagens, modificando um ponto por vez e certamente uma sairá do jeito que você deseja. Com o tempo você saberá quanto o indicador deverá ficar à direita.

No modo automático use a compensação de exposição. Procure o botão que tem o desenho +/-, ele serve para mudar o padrão de fábrica da câmera. Colocando em -0.3 o padrão da foto vai ser um pouco mais escuro. Colocando -0.7 o padrão ficará mais escuro ainda e assim por diante. No modo manual você pode regular o botão de compensação para -0.3 ou -0.7 e no visor usar a indicação central. Escolha o que for mais prático para você. Faça várias fotos com vários posicionamentos. Uma dica muito importante é não esquecer de voltar a regulagem do botão de compensação para zero depois das fotos. Não fazendo isto todas as fotos futuras ficarão mais escura do que a real.

Com qualquer equipamento nunca esqueça a dica dos terços, coloque na tela aquele jogo da velha e posicione o sol em um dos cruzamentos das linhas, certamente o resultado será melhor do que colocar no centro da tela.

Faça experiências, tire várias fotos, depois você pode apagar as que não gostar. Você acabará descobrindo um fotógrafo dentro de você.

Sobre o Álbum

Gosto muito de nascer e pôr do sol, quando viajo fico sempre atento ao posicionamento do sol, estou sempre olhando o aplicativo TPE e verificando as condições climáticas.

O celular está sempre a mão, mesmo não sendo tão bom como uma DSL, é bem mais fácil carregar. Várias fotos do álbum foram tiradas dentro do carro durante uma viagem quando começa a nascer ou se pôr o sol. Tire várias fotos, algumas ficarão fora de foco, outras ficarão borradas, mas você poderá captar uma foto inesquecível. Nunca perca uma chance.

O álbum tem fotos de vários locais por onde viajei, mas boa parte das fotos foram tiradas do prédio onde moro, algumas da janela do meu apartamento. Falo isto para mostrar que boas fotos não acontecem somente durante viagens, e somente na praia. Temos que ficar atentos sempre, todos os dias podem ser o dia da bela foto.

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.