Roteiro para a Cidade do México

Este roteiro é para você que vai à cidade do México e tem pelo menos três dias para passeios. Três dias você já vai ficar com a sensação de quero mais, menos só se você for a negócios e sobrar um dia para lazer. Para quem vai conhecer a cidade serão necessários pelo menos cinco dias.

Preparei mapas da cidade e separei passeios por região em cada dia. Temos um mapa geral e os locais de visita, cada dia uma cor. Os mapas estão na galeria de fotos desta dica.

No link abaixo você poderá ver o mapa geral a dar o zoom no que você quiser ver no detalhe.

https://www.google.com/maps/d/edit?mid=zqWPkpgnY1Lg.kollWZaPN3zs&usp=sharing

Nesta postagem falo sobre o roteiro, estou preparando outras dicas onde falarei sobre cada local separadamente de forma mais detalhada.

 

1º Dia

Visita ao Parque de Chapultepec e imediações.

Parque de Chapultepec – o maior da cidade e o maior da América Latina. Tem todos os tipos de atrações desde o tradicional passeio de pedalinho no lago até o maravilhoso museu de Antropologia, passando por parque de diversões e zoológico. Entre pelo portão da av. Juventud Heroica e caminhe até Monumento a Los Niños Heroes.

Castelo de Chapultepec – Museu Nacional de História – O prédio é muito bonito, os vitrais imperdíveis. O castelo está localizado em uma colina com vista de toda a cidade. O museu de história é muito organizado e bem conservado com salas que realmente impressionam.

Museu Antropológico – artefatos das culturas pré-colombianas apresentados de uma forma extremamente organizada e impressionante. É de deixar museus europeus com inveja. Não perca.

Auditório Nacional – vale a visita pela grandeza do prédio com uma bandeira mexicana gigante a frente. Veja a programação dos dias de sua permanência na cidade, você poderá ver belos espetáculos.

El Angel de la Independencia – a pequena caminhada pela Paseo de la Reforma vale a pena, o monumento é um marco da cidade, e a avenida é uma das mais importantes da cidade, arborizada e com muito prédios modernos ao lado de construções históricas.

 

2º Dia

Visita ao centro histórico.

ZócaloPraza de la Constitucion, praça central cercada pelo Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana, hotéis e outros prédio públicos formando um ótimo lugar para manifestações e shows musicais. É o coração da cidade.

Catedral Metropolitana da Cidade do México – Igreja bem tradicional com exterior pouco conservado, mas muito bonito. O interior é impressionante com vários altares, utilizando muito ouro.

Palácio Nacional – é o palácio do governo, está muito bem conservado, encontramos nas escadarias e no primeiro andar existem vários murais gigantes de Diogo Rivera que retratam a vida dos mexicos.

Templo Mayor – A entrada é pelo enorme sitio arqueológico asteca, pré-colombiano, destruído parcialmente pelos espanhóis. Anexo tem um museu onde está exposto uma infinidade de peças astecas. É tão belo quanto o Museu Antropológico.

Palácio de Bellas Artes – após uma pequena caminhada chegamos a um dos mais belos teatros que existem. Verifique a programação de espetáculos, não tive a oportunidade de entrar, mas quem conheceu disse que o interior e tão belo quanto o lado externo.

 

3º Dia

Sitio Arqueológico de Teotihuacán – a 48 km da cidade do México encontram-se as maiores pirâmides astecas. São várias construções que formavam uma das maiores cidades do mundo nos anos pré-colombianos. Não ir a Teotihuacán é como ir a Paris e não ver o Louvre, consiga um dia e vá. Veja o álbum “Pirâmides de Teotihuacán

Basílica de Guadalupe – localiza-se ao lado do local onde o camponês Juan Diego teve a visão de Nossa Senhora. A importância desta basílica é tão grande quanto Aparecida e Fátima. Existe a Basílica antiga que um terremoto danificou e a nova, muito moderna, mas também imponente. Todos os tours para Teotihuacán passam primeiro pela basílica, caso o seu não passe, inclua este passeio no segundo dia.

 

4º Dia

Jardins Flutuantes de Xochimilco – a 25 km do centro da cidade encontramos as trajineras que são os barcos que percorrem os canais formados por ilhas artificiais construídas pelos astecas e conservadas quase como eram no passado. Nas ilhas flutuantes existem várias plantações de flores formando imensos jardins. Muito tradicional e bonito.

Museu Frida Kahlo – Frida Kahlo está para o México e para o mundo assim como Portinari e Di Cavalcanti estão para o Brasil. Conhecida mundialmente, o colorido de suas obras encanta a todos, mesmo os que não são entendidos por artes. Infelizmente programei minha visita ao museu no último dia de minha estada na cidade e ele estava fechado para manutenção. Fica como motivo para que eu volte a cidade do México.

 

5º Dia

Puebla – cidade há 130 km da cidade do México, que tendo oportunidade, deve ser visitada. Excursão de um dia inteiro, passa ainda pela cidade de Tonantzintla. A Catedral de Puebla é mais bonita que a catedral da cidade do México e a Capilla del Rosário é onde existe a maior concentração de ouro em uma igreja no mundo. As ruas do centro histórico conservam as fachadas coloniais. As cerâmicas de Puebla são conhecidas pela beleza e resistência.

 

Havendo mais tempo disponível, você poderá visitar na cidade do México:

Monumento da Revolução – diferente, com a possibilidade de subir próximo ao topo, onde poderíamos ter uma bela vista da cidade, mas foram construídos prédios ao seu redor.

Mercato San Juan – uma boa forma de conhecer os hábitos locais conhecendo os hábitos alimentares como frutas, verduras e comidas mexicanas. O mercato é uma boa forma para isto. Ele não é muito grande, mas dá para ter uma boa ideia.

Mercato de La Merced – havia lido que este mercado é bem grande, com uma enorme variedade de frutas que não conhecemos, verduras diferentes além de pequenos restaurantes com comidas mexicanas legítimas. Acabei não indo porque a recepção do meu hotel “me proibiu”, falando que era muito perigoso mesmo descendo na estação de metrô que fica dentro do mercado. Como sempre carrego minha câmera acabei aceitando o “conselho” e não fui. Quem tiver coragem vale a pena.

Outras cidades muito recomendadas são Santiago de Querétaro e San Miguel de Allende. Cada uma precisa de um dia inteiro de excursão.

Como comentei vou lançar novas postagens e fotos das principais recomendações que fiz nesta dica, aguarde.

Boa viagem.

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *