Portugueses, Italianos e Alemães

Pense em um lugar cheio de atrações, Gramado. Pense em um lugar onde se come muito bem, Gramado. Pense em um lugar onde você será muito bem atendido, com pessoas educadas e preparadas, Gramado.

Não é por acaso que a cidade de Gramado é um dos lugares do Brasil com maior retorno do turista. Quem vai uma vez sempre pensa em voltar.

Gramado cresceu colonizada principalmente pelos imigrantes italianos e alemães. Recebeu ainda grande influência de imigrantes portugueses.

A cidade é quase toda no estilo europeu, dá para se enganar e pensar que você está em uma cidade alemã, só que falando português. As ruas são limpas, bem sinalizadas, as pessoas são educadas e prestativas.

Se você estiver de dieta não vá para Gramado, o número e a variedade de restaurantes da cidade é interminável. Massas italianas, fondues, cafés coloniais e churrascos são as principais escolhas.

Você encontra museus de vários tipos, históricos, de minerais, de máquinas a vapor e muito mais. A região ficou célebre pelas exposições de carros e motos clássicas. Você poderá visitar até um local cheio de esculturas todas feitas de chocolate. Quem quer mais emoção a pista de neve de verdade funciona o ano todo.

A cidade de Canela fica a 7 km de distância, não dá nem para perceber que mudamos de município. Em Canela encontramos o Parque Estadual do Caracol com a linda Cascata do Caracol.

Por toda a cidade existem lojas de roupas, móveis, cristais, joias, peças de couro e mais uma infinidade de produtos. Um dos principais é o chocolate. Gramado possui várias lojas que são verdadeiros sonhos, com chocolates de todas as formas que você possa imaginar.

A rede hoteleira é completa, de pensões até hotéis de alto luxo. A variação de preços de diárias entre a baixa e a alta temporadas são enormes, considere a visita em meses fora do período de férias escolares.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Normalmente gosto de viajar de forma independente, visitando e fotografando os locais que quero no tempo que acho necessário. Como nesta viagem fui acompanhando outras pessoas e Gramado oferece uma série de atrações que são praticamente impossíveis ir sozinho, percorri a cidade com os tours locais.

Fiz os três principais tours, o da cidade de Gramado propriamente dito, o tour Raízes e o tour para Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Todos têm coisas boas e lugares que certamente não visitaria novamente. Acho que se você pretende conhecer Gramado é quase impossível não fazer estes três passeios. Falarei mais detalhadamente de cada um em publicações que lançarei em breve.

Guarde pelo menos um período, manhã ou tarde para visitar locais fora dos roteiros padrões como a Igreja de Canela e o Le Jardin Parque das Lavandas. O deslocamento terá que ser feito por conta própria, reservei um taxi por uma manhã, custou caro, mas acho que valeu totalmente a pena.

No tour pela cidade inclui a visita a Cascata do Caracol, mas quando chegamos lá chovia muito e lógico que o céu estava fechado, péssimo para fotos. No dia do meu passeio extra o céu estava completamente azul, não resisti e voltei para fotografar a cascata com um maravilhoso sol iluminando de frente a cascata.

O município está localizado na Serra Gaúcha e a temperatura normalmente é fria por isso a noite a fondue é uma das principais atrações. Nos melhores restaurantes você encontrará a “Sequência de Fondue” que começa com fondue de queijo, depois vem a fondue de carne e para terminar a fondue de chocolate. É uma verdadeira loucura, uma loucura deliciosa.

Não foi a primeira vez que estive em Gramado. Algo me diz que voltarei mais uma vez a cidade, e voltarei muito feliz.

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *