Atacama – Valle Del Arcoiris e Valle de Los Cactus

Quero começar explicando que Atacama oferece tantas opções de fotografia que resolvi dividir em mais de um álbum. Neste falarei sobre Valle Arco Iris e Valle de Los Cactus. Em breve teremos Atacama – 2º parte, 3º parte…etc.

Atacama é um deserto no norte do Chile, que faz divisa com a Bolívia ao norte e Argentina a leste.

E uma das regiões mais secas do mundo, as condições geográficas afastam as chuvas. O Vale da Morte tem umidade anual média mais baixa que o deserto do Saara, o que não permite nenhum tipo de vida no local.

Fora do Vale da Morte, mesmo com pouquíssima chuva, há vida animal, principalmente as lhamas, típicas das regiões andinas.

A cidade mais importante economicamente é Calama, onde estão localizadas as empresas mineradoras de cobre e é onde está localizado o aeroporto, porta de entrada do Atacama.

A cidade que realmente importa para o turista é San Pedro de Atacama, lugar muito típico, mesmo recebendo visitantes do mundo todo durante todos os meses do ano. Ruas de chão batido, casas com pinturas brancas misturadas com o pó vermelho do deserto fazem com que uma caminhada pelas poucas ruas da cidade já seja um passeio muito interessante. A igreja deve ser visitada, bem típica da região. O local é repleto de hotéis, pousadas restaurante e bares, para todos os gostos e para todos os bolsos.

As empresas turísticas da cidade oferecem vários tours na redondeza. São muitos os passeios, mas todas as empresas oferecem sempre os mesmos, a variação de valores existe pela diferença de transporte e dos guias. Não vale a pena fazer os passeios por conta própria, as distâncias são longas com estradas mal sinalizadas e são necessárias explicações dos locais para usufruir completamente o passeio. Bons guias são muito importantes e quase todos falam um portunhol perfeitamente entendível.

San Pedro de Atacama fica a 2.400 metros de altitude e os passeios podem chegar até 4.300 metros de altitude. Programe bem seu roteiro, para evitar problemas, comece pelos que tem altitudes menores.

Pela baixa umidade, Atacama tem pouquíssimas nuvens, é considerado a melhor região do mundo para observar as estrelas, os passeios noturnos para ver os astros com telescópios são imperdíveis.

Atacama é uma região muito linda que recomendo a todos, para os fotógrafos mais ainda, todos os locais fornecem as mais variadas e belas paisagens.

Reserve 6 dias para ficar em San Pedro, menos, deixará de ver algum local, mais, provavelmente ficará sem ter o que fazer.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Viajei ao Atacama no mês de junho e recomendo muito, para quem não depende de férias escolares, ir neste mês. Como é baixa temporada os preços dos hotéis são menores, não há fila nos restaurantes, mas o principal, as empresas de turismo estão caçando clientes, assim o atendimento é o melhor possível, nenhuma está com a lotação completa e nos locais de passeios não é necessário pedir licença para outros turistas para poder apreciar.

Neste álbum temos o Valle Arco Iris, não está entre os passeios mais procurados, mas acho isso um grande erro.

O local oferece o sitio arqueológico Hierbas Buenas, de arte rupestre pré-colombiana, e esta é a diferença. Se você for sozinho ou com um guia despreparado, vai parecer somente desenhos de crianças nas pedras, mas com um bom guia, que estudou o assunto, em uma pequena caminhada, você verá como era a arte de aproximadamente 3.000 anos atrás, vale a pena.

O vale é denominado Arco Iris porque as montanhas têm diversas cores, inclusive o verde que não vem de vegetação, mas de pigmentos misturado com o solo. As fotos mostram a diversidade de cores em uma mesma elevação.

As formações rochosas também são bem diferentes do tradicional.

Outra razão para a visita, principalmente com crianças, é que a entrada do Valle Arco Iris é na verdade um pasto para as lhamas, que hoje domesticadas, servem para fornecimento de lã, usadas na confecção de malhas vendidas por todo o Chile. Da para chegar bem perto e ver as linhas coloridas que os pastores amarram perto das orelhas devidos as festas locais.

Outro animal que vimos foi o Guanaco, e até fizeram pose para minhas fotos. Avistar estes animais é mais raro precisa um pouco de sorte.

Um detalhe interessante é a foto de um cacto arredondado e baixo que tem o nome de “Banco da Sogra”. Não sei quem teve a ideia, mas tenho certeza que muitos acharam bem apropriado.

A outra parte deste álbum é sobre o Valle de Los Cactus, na verdade é um trekking por um vale entre montanhas repletas de cactos gigantes, alguns com 4 metros de altura. O contraste dos cactos verde com o céu completamente azul, oferecem imagens sensacionais.

O trekking é dividido em duas partes, a primeira, mais leve, não necessita grande preparo físico nem muita adrenalina, foi o que fizemos. A segunda parte, dizem ser muito bonita, mas preferi deixar para uma próxima vez, já que precisava escalar paredes de pedra. Este passeio também é chamado de Trekking Guatin.

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.