Praia Morro Branco – Ceará – Brasil

Você já deve ter visto aquelas garrafinhas transparentes com desenhos no interior feitos com areias coloridas, muito típicos do Nordeste brasileiro. É a chamada silicografia.

No município de Beberibe no Ceará encontramos a Praia Morro Branco. Neste local existe uma grande área formada por falésias com areias de diferentes cores. No passado essas areias eram muito usadas para fazer os desenhos. Hoje com os corantes, e também pensando na preservação das falésias, a areia é retirada de outros locais.

A visita a Morro Branco normalmente é feita pelo passeio que sai de Fortaleza chamado Três Praias. Nele visitamos a Praia Morro Branco, a Praia das Fontes e Canoa Quebrada. O passeio dura um dia inteiro. Para quem não tem muito tempo acho que vale a pena.

No caminho de Fortaleza até a Praia Morro Branco o guia ofereceu um passeio extra de buggy pelas praias. Passeio que recomendo muito, a maior parte das belas formações de falésias que beiram o mar só podem ser vistas andando pela praia. A pé somente seria possível com horas e muita disposição para caminhadas. O tour extra de buggy custou R$ 60,00 (fevereiro/2017). Devo lembrar que fui em dia de semana e já estava em baixa temporada. O preço deve ser bem maior em fins de semana e períodos de férias. Outra coisa importante é que o passeio de buggy só pode ser pago em dinheiro. Não esqueça de passar no caixa ATM!!!!

A visita por Morro Branco começa pelo Labirinto das Falésias. É uma área que o tempo e a erosão formaram um caminho entre paredes de areia de cores variadas. Nas fotos podemos ver amostra de vários tons.

No final do caminho subimos nos buggys que nos esperavam e começou o passeio pela praia vendo as mais diferentes formações de falésias. A natureza é impressionante.

Vistamos a Gruta Mãe D’Água e depois a Praia das Fontes onde existem minas de água chegando na praia na parte superior das falésias e que no passado formavam pequenas cachoeiras. Para evitar erosões os córregos foram canalizados, perdendo a graça.

O último ponto visitado em Beberibe foi a Lagoa do Uruaú, mistura de água doce e salgada dependendo da maré, onde encontramos bares e redes para passar o dia. Pena que logo tivemos que sair em direção a Canoa Quebrada.

Meu passeio foi feito pela Vitorino Turismo, cumpriu o programa prometido, boas opções de transporte, bons guias e foi muito pontual.

Na minha visita a Praia Morro Branco choveu muito, inclusive o passeio de buggy foi debaixo de um toró. Se tivesse mais tempo realmente visitaria Morro Branco com mais calma, acho que passaria pelo menos um dia inteiro, e se possível com um dia de muito sol. A praias e as paisagens por todo o passeio são muito bonitas é mereceriam mais tempo.

.

Vitorino Turismo

.

Álbum de Fotos de Fortaleza

Álbum de Fotos de Jericoacoara

Canoa Quebrada

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *