Como chegar em San Pedro de Atacama

Atacama é um dos lugares mais bonitos do planeta, mas como tudo que é bom não pode ser conseguido de forma fácil. Vou mostrar o longo caminho de como chegar em San Pedro de Atacama.

San Pedro de Atacama, é longe, são 1.632 km de carro de Santiago. Se você estiver fazendo uma viagem de um ano, como muitos mochileiros sem dinheiro que você vai encontrar na cidade, pode ser viável, mas para um turista comum, que tem alguns dias de férias, acaba sendo totalmente desaconselhável. É melhor usufruir de seus dias fazendo mais passeios em Atacama ou estender sua viagem até o Salar de Uyuni, na Bolívia.

O aeroporto mais próximo é em Calama a 105 km, para turistas normais esta é a única opção para chegar a San Pedro de Atacama. Para chegar em Calama temos que sair de Santiago, capital do Chile.

Para Santiago existem voos diretos pela Tam/LAN Ailines,  Gol e Sky Airline, mas para Calama somente a LAN e Sky Airline. Como a escala em Santiago é obrigatória pense, se tiver tempo, na ida ou na volta, ficar alguns dias na capital.

Pouco antes de chegar em Santiago você passará pela Cordilheira dos Andes, se estiver na janela e for um voo diurno deixe o celular ou uma pequena maquina a mão porque as fotos são incríveis.

O Aeroporto Arturo Merino Benitez é grande e tem boas lojas, cafés, bares para passar o tempo.

Você terá que passar pela imigração que pode ser demorado, assim cuidado com o tempo de conexão.

A conferência do passaporte é rápida mas a fila pode ser longa.

O Chile tem como um dos pilares da economia a produção de frutas e por isso a preocupação com a chegada de pragas de outros países é extremamente grande. Existem vários cartazes indicando para que se você tiver algum tipo de fruta ou vegetal na mala, declare, que provavelmente será confiscado se não tiver uma documentação específica. Após pegar as malas toda a bagagem, de mão e embarcada, passará pelo raio X. Se for encontrado algo, você perderá um bom tempo com explicações e poderá pagar uma multa. Não leve nada de comida a não ser industrializada.

Cuidado que é frequente a mudança do portão de embarque minutos antes do voo. É comum ver as pessoas, literalmente, correndo para embarcar. Fique sempre muito atento.

O voo de Santiago para Calama leva mais ou menos 2 horas. Se tiver oportunidade tire algumas fotos aéreas do deserto, você verá estradas no meio do nada por quilômetros e quilômetros. Poderá ver também os locais de mapeamento e exploração de cobre.

A aterrisagem no Aeroporto Internacional El Loa em Calama já é interessante, olhe pela janela e veja que a área da pista é cercada com arame farpado. Com todo o deserto ao lado parece que você está prestes a entrar em um filme de faroeste. O aeroporto é pequeno mas funcional.

Para ir para San Pedro existem 2 opções, ou contratar o transfer no hotel onde ficará hospedado, que normalmente é bem mais caro, ou reserve antes pelo site na Trans Licancabur. Funciona corretamente, tem boas vans ou mini ônibus e cumpre os horários, além de deixar na porta do hotel. Fazer a reserva antecipada é uma boa prática, porque se o próximo transporte estiver cheio, você terá que ficar esperando até que tenham lugares disponíveis. Fazendo a reserva eles se programam, na saída terá uma pessoa com uma placa com seu nome e seus lugares reservados logo após sua chegada. O único problema é que o pagamento é na chegada e eles aceitam somente pesos chilenos, nem dólar nem cartão de crédito/débito, assim troque dinheiro no aeroporto de Santiago enquanto espera a conexão.

Fazer o câmbio no aeroporto de Santiago é aconselhável porque as taxas são melhores que em San Pedro. Você poderá usar dólares, e em alguns casos até reais, mas as taxas de conversão são bem “desagradáveis”.

Não marque muitos passeios na hora que chegar, lembre-se da altitude, descanse um pouco para ter uma boa e calma adaptação.

Boa Viagem.

 

TAM/LAN Airlines

Gol

Skyairline

Aeroporto de Santiago

Aeroporto de Calama

 Trans Licancabur

 

 

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *