Parque Nacional de Yosemite – Califórnia

Muitas pessoas sonham em passear pela Califórnia, sonho que eu compartilho totalmente, e na organização desse sonho um dos lugares que não deve ser esquecido em hipótese alguma é o Nacional Parque de Yosemite.

Yosemite é um típico parque americano, organizado, limpo, mas o que ele tem de melhor são algumas das mais bonitas vistas dos Estados Unidos.

Nele você encontrará os guardas usando aquele chapéu esquisito com abas largas, bem no estilo dos desenhos do Zé Colmeia. Você encontrará também as indicações necessárias para percorrer todas as trilhas existentes, indicações de distância, muitas vezes a indicação do grau de dificuldade e quais os pontos onde as vistas são mais belas. Todas as trilhas são preparadas para receber os turistas, com barragens de pedra nas laterais evitando os desmoronamentos.

O parque tem 3.081 km2, é impossível ver em um só dia, mas a vista do vale de Yosemite tem que estar em qualquer roteiro pela Califórnia. No inverno ou no verão a vista é espetacular, formada pelo conjunto de montanhas e maciços de granito. Pessoas que gostam de fotografia ficam admirando o vale por um longo período procurando qual a melhor forma de mostrar todo o belíssimo conjunto.

No vale de Yosemite podemos admirar o Half Dome que é uma formação de granito com um lado bem vertical e outro arredondado, montanha que é usada como o símbolo da marca North Face.

Outro ponto que deve ser visitado é o El Capitan, uma parede rochosa vertical com 910 metros de altura, é impressionante. Sempre tem alguns malucos escalando o El Capitan, como podemos ver nas fotos que publiquei.

Para quem não for no inverno, poderá admirar a floresta de sequoias gigantes onde é possível passar até com um carro pelo meio do tronco. No inverno a estrada de acesso fica fechada pela neve.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Viajei para San Francisco e entre meus roteiros estava Yosemite. Poderia ir de carro, de ônibus ou em uma excursão. De carro seria muito cansativo, mais de 300 km de distância, boa parte fora das grandes rodovias. Além disso, como era inverno, certamente pegaria trechos de estradas com neve, experiência que não tive e nem desejo ter. O ônibus me deixaria em pontos específicos, como me locomover dentro do parque com pouco tempo? Optei pela excursão e surgiu outra dúvida, um ou dois dias? Como tinha um tempo limitado escolhi fazer a excursão de um dia, foi um excelente passeio, mas deveria ter escolhido excursão de dois dias, dormindo uma noite no parque, aproveitando melhor as maravilhas que a natureza oferece. Se a viagem for no verão, dois dias são fundamentais.

A excursão inicia-se às 5 da manhã e chegamos de volta a San Francisco por volta das 20 horas, é bem cansativo.

Existe um grande número de lugares a serem visitados. Um dia de excursão é insuficientes para ver tantas vistas exuberantes, perde-se muito tempo na estrada.

Fiz uma trilha pela montanha, escolhi uma de pouca dificuldade, mas como o tempo era curto tive que fazê-la em ritmo acelerado. Valeu a pena, mas foi cansativo. Tendo tempo é fácil, mesmo para quem não tem grande preparo físico. As vistas são lindas.

Como comentei, estive no inverno e não pude conhecer as sequoias gigantes. A área fica toda fechada de novembro a março. Conheça o Monumento Nacional de Muir Woods ao lado de San Francisco e tenha uma boa ideia do que são as maravilhosas sequoias gigantes.

Não pense que eu me arrependo, se você tiver somente um dia vá assim mesmo e fique como eu, com vontade de voltar. Tendo dois dias, muito melhor. Vale a pena conhecer o parque de Yosemite.

.

Yosemite National Park

Parque Nacional de Yosemite – Wikipedia

All San Francisco Tours

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.