Turismo em Itaipu

Uma das maravilhas construídas pelo homem, a Usina Hidroelétrica de Itaipu é uma obra que intriga mesmo quem não é ligado a área da construção ou produção de energia. O tamanho da barragem e seus números são tão grandes que deixam todos os que a conhecem impressionados.

Resultado de um acordo entre dois países com problemas no passado, Itaipu além de grandioso selou a paz entre Brasil e Paraguai. Seu projeto iniciou-se na década de 60, mas somente em abril de 1973 é que foi assinado o Tratado de Itaipu com a fundação da multinacional que geriu a construção e ainda controla o funcionamento da Usina, a Itaipu Binacional.

Na construção chegaram a trabalhar 40.000 funcionários ao mesmo tempo, sendo que no auge da construção o consumo de concreto em um dia era suficiente para a construção de 24 edifícios de 10 andares. A altura da barragem principal é de 196 metros ou 65 andares. O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para produzir a mesma quantidade de energia produzida pela Usina de Itaipu nas mesmas 24 horas. Todos os números de Itaipu são enormes. Abaixo tem um link do site da Itaipu Binacional com vários números e comparações para quem se interessar.

O início da produção de energia se deu em maio de 1984 com a finalização da vigésima e última turbina em maio de 2007.

Itaipu perde em capacidade de produção instalada de energia para a Hidroelétrica de Três Gargantas na China (Itaipu: 20 turbinas e 14.000MWH – Três Gargantas: 32 turbinas e 22.500MWH), mas como e produção de Itaipu é mais constante durante o ano porque não há uma variação de vazão tão acentuada com no rio chinês, o resultado da duas é praticamente o mesmo. Em 2014 Três Gargantas passou pela primeira vez Itaipu, produzindo 0,2% a mais.

Pela grandiosidade, Itaipu gera muita curiosidade, todos os anos milhares de turistas visitam e fazem os passeios oferecidos pela Itaipu Binacional.

Para que todos aproveitem ao máximo, foi criado um setor específico para cuidar dos visitantes, a Itaipu Binacional Turismo, que funciona de uma forma impressionantemente organizada, merecendo elogios, mas que podem melhorar alguns detalhes que comentarei na outra coluna ao lado.

Existe um site próprio para o turismo com diversas opções de visitas, desde quem quer somente ver a barragem, até a visita especial onde entramos dentro do complexo, recebendo explicações mais detalhadas tanto da construção como de seu funcionamento hoje em dia.

Todos os passeios são feitos com ônibus próprios e guias muito bem preparados para fazer os passeios serem de grande aprendizado e ao mesmo tempo divertidos.

.

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional – números e comparações

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Em visita anterior a Foz do Iguaçu, estava com minhas filhas pequenas, e fiz somente a Vista Panorâmica, mas como sou engenheiro civil, ficou uma grande vontade de voltar um dia e fazer a Visita Especial e conhecer o interior da Usina Hidroelétrica de Itaipu.

Agora em minha volta a Foz de Iguaçu, desta vez sozinho, não iria deixar passar a visita mais completa e aproveitei e fiz outros passeios oferecidos, no qual vou descrever o que achei de cada um:

Visita Panorâmica – para quem está de férias, não é da área de construção ou técnica, e quer somente se divertir este é o passeio ideal. Você certamente se impressionará com o tamanho da barragem e as informações são mais curiosidades.

Visita Especial – fiz nesta visita, achei excelente Os dois guias que nos acompanharam mostraram vários locais externos e internos da usina, dando várias explicações sem ser em nenhum momento maçantes, mesmo para quem não é da área técnica. Recomendo muito.
Dois detalhes devem ser lembrados, como a visita é feita em área de trabalho não se pode usar roupas muito curtas e nem pode levar bolsas ou mochilas, informe-se antes de sair do hotel para não ter surpresas na chegada. É necessário comprar ou reservar com antecedência, o número de visitantes é limitado e a tour praticamente sempre está completo.

Iluminação da Barragem – nas sextas e sábados, somente, existe o tour para visitar a barragem a noite onde luzes são acesas de forma especial e iluminam toda a barragem. Para quem gosta de fotografia é simplesmente imperdível, a imagem é espetacular.
Observação, o espetáculo da iluminação dura entre o desembarque no mirante e embarque no ônibus novamente, no máximo 20 minutos, o que achei um tempo extremamente curto para quem se dispôs a sair do hotel e ir até Itaipu a noite. Eu, que sou louco por fotografia, levei tripé para as fotos noturnas e tive que tirá-las correndo, foi meio frustrante.

Porto Kattamaram – primeiro fiz o passeio noturno, após a Iluminação da Barragem, e como já comentei no álbum de Foz do Iguaçu, não recomendo. Comprei o passeio com o jantar, que estava ótimo, mas a noite não dá para ver absolutamente nada, não vale a pena.
Como gosto de fotos, acabei repetindo o passeio no pôr do sol, que realmente foi muito bonito e valeu a pena. O detalhe a se observar é que se estiver nublado, ou pior chovendo, o passeio perde quase toda a graça, o mais interessante é realmente o pôr do sol visto do barco. Compre o passeio depois de ver a previsão do tempo e ter alguma garantia de tempo bom.

Os outros passeios, Refúgio Biológico e Ecomuseu, vou ficar devendo, um dia quando retornar a Foz de Iguaçu deverei fazê-los, desta vez não deu tempo.

Todas as explicações, detalhamento dos passeios podem ser vistos no site indicado abaixo.

.

Itaipu Binacional – Turismo

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.