Sirmione, visita que encanta

A cidade de Sirmione fica numa península dentro do Lago di Garda na Itália. É uma cidade típica italiana com um centro histórico muito bem conservado com edifícios centenários.

A noite a iluminação da cidade torna as caminhadas muito agradáveis.

A visita a parte histórica de Sirmione já é um prazer. O grande número de bares, hotéis, bons restaurantes e principalmente pela agradável atmosfera da cidade confirmam minha afirmação. É possível passar um bom tempo somente apreciando a vista do grande lago que cerca a cidade

Sirmione tem ainda outras grandes atrações como o Castello Scaligero, a área arqueológica da Villa di Catullo e os passeios de barco pelo Lago di Garda entre outras visitas.

O Castello Scaligero teve sua construção iniciada no século XIII, provavelmente sobre ruinas romanas, é todo cercado por água do lago para sua proteção. No período medieval a entrada no castelo e na cidade era feita através de uma ponte levadiça que existe até hoje. A muralha da frente tem suas ameias inspiradas nas andorinhas, muito diferentes de qualquer outro castelo. Hoje é possível passear pelas muralhas do castelo como também subir na torre mais alta e ter uma belíssima vista da cidade e do lago. O ingresso custa 5 euros (maio/2016).

A Villa di Catullo é uma área de mais de dois hectares de ruinas romanas bem conservadas. Os primeiros edifícios tiveram sua construção em anos anteriores a era Cristã. É possível caminhar por paredes com até 2000 anos de idade. A área toda é bem preparada para receber os visitantes com caminhos e escadas. O ingresso custa 6 euros (maio/2016).

Recomenda-se muito o passeio de barco ao redor da cidade de Sirmione e até outras cidades às margens do lago. Tive que cancelar o tour devido a chuva.

Outro local a ser visitado é a Igreja de San Pietro in Mavino, pequena, mas muito bonita, consta em documentos do século VIII. Ela está próxima da Villa di Catullo.

Ande pelas ruas da área histórica e repare nas janelas e paredes da cidade, você vai gostar.

.

Outros álbuns e publicações sobre a Itália

Itália – Pais Incrível
Veneza – Romance Sobre as Águas – Itália
Monteriggioni – Visita a Idade Média
Pienza – Toscana – Itália
Burano – Veneza – Itália
Ponte Vecchio em Florença – Itália
Cinque Terre – Mar e Montanhas – Itália
Manarola – Cinque Terre – Itália
Pisa – Torre e Catedral – Itália
Veneza – Transporte Público – Itália

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Minha chegada no aeroporto de Malpensa estava programada para às 15h e viajar 320 km até Veneza depois de uma noite no avião achei um pouco arriscado. Preferi dar uma parada no meio, em uma cidade ao lado de um dos belos lagos italianos. Escolhi a cidade de Sirmione, recomendada por um amigo.

Minha escolha não poderia ter sido melhor, Sirmione é muito agradável com várias atrações e belas vistas como você pode ver nas fotos deste álbum. Não tive muita sorte com o tempo, peguei chuva forte e muita neblina, o que me privou das paisagens que o lago oferece com suas margens cercadas de pequenas cidades.

O Hotel Marconi, onde me hospedei, foi excelente, quarto muito limpo com um bom banheiro, mas o bom mesmo é o serviço. O hotel é administrado por uma família. Na recepção algum dos filhos, a mãe fica supervisionando tudo e cuidando da cozinha. Logo na chegada recebi um mapa com todas as indicações do que deveria visitar e onde comeria bem. O café da manhã é daqueles que não dá para saber nem por onde começar, tudo feito no hotel, maravilhoso. Quando fiz o check-out ganhei uma deliciosa torta de lembrança. Entrar na cidade histórica de carro é complicado, suas ruas são muito estreitas e os pedestres tem toda a preferência nas vias. Deixei meu carro no estacionamento fora da área histórica, quando fui sair chovia muito, mas a dona do hotel não teve dúvidas, pegou seu carro e me deu uma carona até meu. Serviço “6” estrelas. Quando for a Sirmione recomendo muito o Hotel Marconi.

Outra recomendação é a Trattoria La Fiasca, mesmo depois de 16 dias na Itália posso dizer que foi uma das melhores refeições que fiz. A massa era deliciosa e o molho de tomate indescritível, tive que raspar o prato com o pão. O restaurante é pequeno, é bom fazer reserva.

Sirmione foi escolhido como uma ponte entre aeroporto e Veneza, mas é um dos locais que mais gostei em minha viagem.

Pense na cidade quando for fazer seu roteiro pelo norte da Itália.

.

Hotel Marconi

Trattoria La Fiasca

Castello Scaligera

Villa di Catullo (Grotte di Catullo)

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *