Festa das Cerejeiras – Parque do Carmo

No Japão as cerejeiras são consideradas árvores especiais, verdadeiros símbolos nacionais, sendo cultuadas e respeitadas como a própria bandeira do país. A flor da cerejeira é chamada de Sakura e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. No início da primavera as cerejeiras florescem nos parques formando imagens espetaculares. Nas agências de turismos de todo o mundo existem pacotes de viagens especiais para ver a florada das cerejeiras, o problema é que a florada dura somente alguns dias e não é possível precisar exatamente sua data.

Na década de 70, a colônia japonesa da zona leste plantou as primeiras cerejeiras no Parque do Carmo. Com o passar dos anos mais cerejeiras foram plantadas e hoje o Parque do Carmo é o local onde existe a maior quantidade de árvores de Sakura fora do Japão, aproximadamente 4.000.

No Japão existem perto de 300 espécies de cerejeira, no Brasil três tipos se adaptaram ao nosso clima, são elas: Okinawa, Himalaia e Yukiwari.

Todos os anos, no primeiro fim de semana de agosto acontece no Parque do Carmo a Festa das Cerejeiras. Apesar da grande quantidade de árvores, por serem em um único local, é possível controlar a florada e na data da festa o “Bosque das Cerejeiras” fica carregado de Sakuras.

Nesses dias a tradição é realizar o costume japonês do hanami, isto é, contemplar a beleza das flores sentados sob as árvores. É sinal de sorte se uma Sakura cai naturalmente em sua cabeça.

Na Festa das Cerejeiras são realizadas inúmeras apresentações da tradição japonesa, sendo as mais apreciadas as apresentações dos tambores, o Taikô. A sincronia e o visual merecem ser vistos.

No mesmo local existem dezenas de barracas vendendo os mais diversos tipos de comida da culinária japonesa, desde os tradicionais sushis até pasteis de feira, provavelmente desconhecido no Japão, mas que no Brasil é tipicamente japones.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Já estive na Festa da Cerejeira por cinco vezes, e se puder, vou novamente nos próximos anos. É um dia bem agradável, ver os espetáculos tradicionais japoneses, comer alguma das várias opções de comida, mas principalmente apreciar a beleza das Sakuras.

Sentar em algum dos bancos ou mesmo no chão e ficar admirando a beleza das cerejeiras, hanami, pode parecer sem graça para alguns, então pegue sua câmera fotográfica ou mesmo seu celular e tente pegar as melhores imagens da sua vida, não faltam opções.

Foi em 2008 a primeira vez que fui a Festa das Cerejeiras, já tinha muita gente, mas hoje devido ao sucesso o parque fica lotado. Dentro da área das cerejeiras não tem problema, o local é bem amplo, o cuidado deve ser com a chegada, o estacionamento fica lotado nas primeiras horas e o trânsito fico bem complicado. Minha sugestão, chegue cedo, as atividades da Festa começam as 9 horas, mas o parque abre às 5:30h, cheguei às 8:30 horas sem trânsito, estacionei com facilidade e o acesso ao Bosque das Cerejeiras é aberto.

Normalmente a Feira é visitada por pessoas de mais idade e a distância do estacionamento até o Bosque não é pequena, mas existem vans que fazem o transporte de uma área para a outra gratuitamente.

Se você não gosta de comida japonesa você não terá problemas, existem as barracas de pasteis e até cachorro quente, mas já que você está em uma feira tipicamente japonesa experimente algo diferente, não precisa ser nada cru, existem outras opções, você vai se surpreender.

Fique atento, a Festa das Cerejeiras acontece somente em um fim de semana por ano, sempre no primeiro fim de semana do mês de agosto.

.

Parque do Carmo – cidadedesaopaulo.com

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.