Complexo de Pisa

Ir a Toscana na Itália e não ver a torre de Pisa e como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Pão de Açúcar, você sobrevive, mas perde boa parte da graça.

Sempre achei que a Torre de Pisa era interessante pela inclinação, mas descobri que a beleza de sua construção e de todo o conjunto é imperdível.

A torre de Pisa está localizada na Piazza dei Miracoli. Na praça encontramos também a Catedral de Pisa, o Batistério, o Camposanto (cemitério), o Museu dele Sinopie e o Museu dall’Opera.

Os trabalhos de mármore de diferentes cores formam conjuntos belíssimos em todos os prédios. Repare nos detalhes da fachada da torre, são incríveis.

A Catedral de Pisa e o Batistério são tão bonitos quanto as Catedrais e Batistérios de Milão ou de Siena. O tamanho da Catedral é impressionante e se levarmos em consideração que ela foi inaugurada em 1092, parece inacreditável.

O camposanto não parece em nada um cemitério, também é muito grande e merece uma visita.

Coloque Pisa em seu roteiro na Toscana, realmente não é um “pega turista”, é sim um lugar muito bonito. Reserve entre 3 a 4 horas para conhecer toda a Piazza del Miracoli, fora o deslocamento.

.

Opa Pisa – Ingressos para Torre

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Programei minha viagem saindo de Siena com destino final em Manarola, Cinque Terre. O plano era, no caminho visitar Pisa e se possível visitar Lucca também. Tomei o café da manhã no primeiro horário possível e saí de Siena em direção a Pisa. São 120 Km, com uma parada para abastecimento, foram 2 horas e meia até chegar na Piazza de Miracoli em Pisa.

O Museu dall”Opera estava fechado para restauração e como já tinha visto muitas pinturas na minha viagem concentrei minha visita na torre, catedral, batistério e camposanto.

Como a visita aconteceu em um sábado e com um dia de sol maravilhoso, este foi o lugar mais cheio que visitei na Itália, mesmo assim a venda de ingressos para subir na torre tinha espera de no máximo duas horas. Segundo informações, na alta temporada só é possível encontrar ingressos a venda para quatro a cinco dias depois, compre pela internet. A venda começa com antecedência de 20 dias.

Como sou precavido, já havia comprado o ingresso para subir na torre. Enquanto não chegava a hora fui visitar a catedral e o batistério. Com a subida e a visita ao Camposanto terminei minha visita por volta das 13 horas.

No caminho até o estacionamento passei em frente a Osteria La Taverna di Emma, segundo o TripAdvisor um dos melhores de Pisa, não resisti e parei para almoçar, mesmo sozinho. Foi uma das melhores refeições na Itália, comecei por uma salada de alcachofras grelhadas e depois um belo e tradicional ravióli como molho de tomate e manjericão. Incrível, recomendo muito.

O problema foi que quando acabei já era tarde para ir para Lucca e chegar a tempo da recepção do hotel em Manarola estar aberta. Lucca ficará para a próxima viagem a Toscana.

.

Osteria La Taverna di Emma

.

Outros álbuns e publicações sobre a Itália

Itália – Pais Incrível
Sirmione – Joia Italiana
Veneza – Romance Sobre as Águas – Itália
Monteriggioni – Visita a Idade Média
Pienza – Toscana – Itália
Burano – Veneza – Itália
Ponte Vecchio em Florença – Itália
Cinque Terre – Mar e Montanhas – Itália
Manarola – Cinque Terre – Itália
Veneza – Transporte Público – Itália

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *