Uma das maravilhas do litoral italiano

Manarola é uma das cinco cidades que forma Cinque Terre no litoral norte da Itália.

Cada pessoa que visita Cinque Terre acaba tendo preferência por uma das cinco cidades, não há consenso de qual é a mais bonita, minha escolha é por Manarola. Como gosto de fotografias acho que Manarola apresenta mais opções de deslumbrantes paisagens, inclusive a foto típica de Cinque Terre está aqui, é a foto de abertura deste álbum.

Manarola não é grande como Monterosso al Mare, mas não é pequena. A cidade dispõe de ótimas opções de bares e restaurantes, oferece ainda diversos hotéis, desde pousadas até hotéis luxuosos.

Sobre hotéis vale uma observação, ficando em Manarola, se possível, escolha um hotel perto da estação de trem. Fiquei em um hotel ótimo, o Da Baranin, mas ele fica distante do mar, e isso resulta em caminhar por uma longa e íngreme subida. Em três dias tive que subir várias vezes e chegando na cidade de trem, terá que subir puxando a mala, não é fácil. Este problema ocorre em quatro das cinco cidades. Em Corniglia é diferente, mas comento mais sobre o assunto na dica sobre a cidade.

Quando for a Maranola não fique somente na rua principal, passeie pelas vielas, principalmente pelas que ficam do lado esquerdo de quem olha para o mar. Do alto você verá lindas paisagens em direção a Corniglia e em direção a Riomaggiore, no pôr do sol então são espetaculares.

.

Tratoria dal Billy

Tratoria Locanda Il Porticciolo

B&B Da Baranin – Hotel

Trens de Cinque Terre

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

A escolha de ficar em Maranola foi devido a típica foto de Cinque Terre, que como comentei, fica na cidade. O local deve estar entre os mais fotografados do litoral italiano. Neste álbum tem foto de dia e a noite.

Fui para Maranola de carro, o caminho saindo de La Spezia é muito bonito com paisagens incríveis. O problema do carro é que a cidade é fechada para eles. Somente pela manhã bem cedo que carros e pequenos caminhões, mesmo assim de serviços, entram na cidade. A única opção é o pequeno estacionamento na entrada de Manarola, antes da cancela. Era sábado à tarde, por volta das 18h, em baixa estação, parei na última vaga disponível. Caso contrário teria que deixar estacionado na estrada, correndo o risco pela passagem dos ônibus que percorrem a região e que já não cabem na estrada. Dirigindo, cruzar com um ônibus é mais emocionante que montanha russa. O estacionamento custou 50 euros por três dias (maio/2016). Quando fui embora na terça pela manhã haviam várias vagas disponíveis. Imagino que em alta temporada deve ser muito difícil achar vagas no estacionamento.

O hotel ficava a 400 metros do estacionamento, na chegada era descida e não tive problemas, mas na volta a subida com a mala foi sofrida. Como todas as cidades de Cinque Terre tem o mesmo problema de estacionamento preferi transitar entre as cidades de trem, que é uma ótima opção. Se você estiver de carro a sugestão é estacionar em La Spezia, a estação tem um estacionamento, e ir de trem para Cinque Terre.

Em Maranelo não deixe de ir na Tratoria Dal Billy, foi o melhor restaurante que fui na Itália. Não é barato e a reserva é obrigatória, no domingo cheguei as 19h e já não tinha vaga para a noite toda. No mesmo momento reservei para o dia seguinte e só consegui as 18:30h, para mais tarde estava lotado, numa segunda-feira em baixa temporada. Descobri que as pessoas vêm das outras cidades para jantar no Dal Billy. Valeu muito a pena.

O restaurante Il Porticciolo é ótimo, também tem que chegar cedo ou fazer reserva. É caro, com ótima comida.

Como era quase verão o pôr do sol era por volta das 21:30h. Para fazer as fotos noturnas fiquei na minha posição até as 23h. Fui em direção ao centro morrendo de fome, mas os restaurantes já estavam fechando e não aceitavam mais novos clientes. Para uma boa foto tive que jantar a única barra de chocolate que tinha no quarto. Valeu a pena, acho que as fotos ficaram excelentes, espero que vocês também gostem.

.

Outros álbuns e publicações sobre a Itália

Itália – Pais Incrível
Sirmione – Joia Italiana
Veneza – Romance Sobre as Águas – Itália
Monteriggioni – Visita a Idade Média
Pienza – Toscana – Itália
Burano – Veneza – Itália
Ponte Vecchio em Florença – Itália
Cinque Terre – Mar e Montanhas – Itália
Pisa – Torre e Catedral – Itália
Veneza – Transporte Público – Itália

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *