Esquiar no Alpes Franceses – Cidade de Chamonix-Mont-Blanc

Chamonix, nos Alpes, é uma das mais lindas e sofisticadas estações de esqui da França. O tamanho da cidade não é grande, perto de 10.000 pessoas, mas tem uma infraestrutura bem melhor que outros locais para esquiar. Você encontrará dezenas de restaurantes desde os mais simples até aqueles que agradam os grandes apreciadores de uma boa comida. O centro de Chamonix é bem típico da região, com vários prédios característicos dos Alpes.

O comércio local, principalmente no inverno, é voltado para os praticantes de esqui, mas é possível achar lojas com todos os tipos de produtos sendo que as mais interessantes são os “açougues” locais que vendem carnes e embutidos dos mais variados tipos de animais. É possível fazer degustação, mas é bom perguntar antes o que está comendo para não ter surpresas. Como a cidade tem frequentadores de alto poder aquisitivo é possível encontrar até uma loja da Chanel.

A cidade está situada entre duas linhas de montanhas, uma delas o Mont Blanc, a maior e mais famosa montanha da Europa. A cidade de Chamonix não fica em uma altitude muito grande, 1.035 metros, permitindo que mesmo aqueles que têm problemas com altitude possam frequentá-la. O número de pistas de esqui é interminável, atendendo a todos os níveis de esquiadores. Os teleféricos de acesso são todos de primeiro nível.

Pode-se chegar em Chamonix de carro ou avião, mas o aeroporto internacional mais próximo fica em Genebra na Suíça, a 80 km de distância. É possível também chegar de trem na estação de Saint-Gervais-les-Bains a 23 Km de Chamonix.

Além do esqui, os três passeios principais são a subida até o pico Aiguille du Midi, a visita as geleiras La Mer de Glace e o passeio pela Telecabine Panorâmica do Mont Blanc com 5 km de extensão.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Quando fui a Chamonix as condições meteorológicas não foram muito favoráveis, a estação de esqui tinha muito pouca neve.

Para atingir o alto das pistas de esqui existem ótimos teleféricos e deveria ser possível esquiar na volta até a cidade no pé das montanhas. Como não nevava não tinha neve nem na cidade nem nas partes inferiores das montanhas e para voltar ao hotel precisávamos pegar o teleférico novamente em seu trecho inferior.

Resolvi fazer um passeio pelas montanhas e o correto seria usar uma raquete especial nos pés para conseguir andar sobre a neve. O que aconteceu é que usei a raquete somente em pequenos trechos e tive que carregá-la a maior parte do tempo.

Foi em Chamonix que vi meu primeiro jogo de hóquei sobre o gelo, esporte muito apreciado na região, cada cidade tem seu time e a rivalidade é muito grande. O jogo é de muito contato entre jogadores o que normalmente causa discussões e brigas, certas vezes elas acontecem sem nenhum motivo, são brigas mal resolvidas de jogos anteriores. Como o público vibra com as confusões muitas vezes elas acontecem somente para animar a partida.

A subida até o Pico Aiguille du Midi é muito emocionante, pelo bondinho subimos, subimos e subimos. Não fiquem preocupados, a emoção é pela beleza das paisagens pois a subida é bem tranquila com todo o conforto e segurança sem balanço ou movimentações estranhas. O último trecho é feito por um elevador até um mirante a 3.842 metros de altitude, para comparar isto é mais alto que a altitude de voo de aviões comerciais.

Outro passeio imperdível é até a geleira La Mer de Glace. No centro da cidade existe um pequeno trem turístico que segue até ela. Foram escavados tuneis pela geleira onde podemos ter uma noção do seu tamanho. São 7 km de comprimento com 200 metros de espessura de geleiras, a cor azul do gelo é muito linda dando a impressão de estarmos dentro de uma piscina congelada. Este é um passeio muito diferente daqueles que pessoas que vivem em um país tropical costumam frequentar.

Indo a França no inverno leve em consideração passar uns dias em Chamonix, mesmo que não saiba e nem queira esquiar. A cidade é linda com diversas atrações de dia e ainda tem uma noite bem movimentada.

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.