Atacama – Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas

Continuando com os álbuns de Atacama, neste vou mostrar as Lagunas Altiplanicas. Salar de Atacama e a cidade de Toconao.

Que tal fazer um passeio a 4.200 metros de altitude? Que tal andar por uma área de 3 mil km2 de sal? E passar por uma igreja com estrutura de madeira extraída de cactos?

Este é um dos tours de Atacama chamado Lagunas Altiplanicas.

O tour é composto basicamente por três partes:
– Salar de Atacama
– Lagunas Altiplanicas
– Cidade de Toconao

Comecemos pelo Salar de Atacama. No passado foi uma lagoa que com o tempo secou e ficou somente o sal que estava presente na água. A quantidade de sal era grande e formou uma crosta com cristais extremamente rugosos, veja as fotos. Sendo uma antiga lagoa, o terreno é completamente plano com muralhas de montanhas de cada lado.

A pouca água que restou forma a Laguna Chaxa, e virou a casa de flamingos, lindas aves com um andar muito elegante. O conjunto do Salar com a lagoa e flamingos formam o Parque Nacional dos Flamingos.

Depois é pegar a estrada e subir muito até chegar a um lugar deslumbrante. Montanhas, vulcões e as lagoas Miscanti e Meñiques formam as Lagunas Altiplanicas.

Na volta paramos rapidamente no pequeno povoado de Socaire, onde visitamos a igreja, construída há mais de uma centena de anos.

O ponto final do passeio, mas não menos interessante, foi a visita a cidade de Toconao. Visitamos uma casa de artesanato onde encontramos chales feitos de lã de Alpaca, muito macios e com preços convidativos.
Ao caminhar pelas ruas nos deparamos com casas feitas inteiramente de liparita, rochas vulcânicas encontradas em abundância na região.

No final passamos pela igreja de San Lucas e praça em frente onde está o campanário. A igreja é simples mas o que deve ser observado é a escada caracol no seu interior, totalmente feita em madeira extraída de cactos da região.

O tour leva pouco mais de meio dia, com muitos quilômetros percorridos, mas foi um dos mais bonitos que já fiz.

.

Voltar ao início…

.

Sobre a viagem

Saímos bem cedo do hotel, antes do horário do café da manhã.

O tour ofereceu um café da manhã na visita ao Salar de Atacama. O guia preparou até omeletes em um fogão de acampamento.

A distância percorrida até as Lagunas Altiplanicas é longa, a subida é forte, mas a chegada é algo de extraordinário, principalmente para quem gosta de apreciar paisagens, como qualquer fotógrafo. A neve deu um toque todo especial as imagens. Tenha calma porque a 4.200 metros de altitude qualquer caminhada parece uma maratona.
Escolha um lugar, sente e aprecie a maravilha que a natureza nos apresenta. Não esqueça de disparar muitas vezes sua câmera.

A passagem pela cidade de Toconao foi muito interessante para conhecer um típico povoado andino, já que San Pedro apesar de muito bonita, é muito turística. Até acariciamos uma lhama que é tratada como bicho de estimação.

Observe na entrada da Igreja de San Lucas duas placas quase brancas, uma de cada lado da porta. Uma tem a imagem de uma lhama, representando o povo andino, a outra tem a imagem de um burro, representando os colonizadores.

Para finalizar gostaria de comentar sobre o Camino del Inca, rota utilizada pelos colonizadores para chegar ao Tawantisuyu do Império Inca. São 6 mil quilômetros de extensão, cruzando povoados e oásis.

Quer saber mais sobre Atacama? Veja os álbuns:

Atacama – Valle Arcoiris e Los Cactus
San Pedro de Atacama

E também em Dicas e Casos:

“Como chegar em San Pedro de Atacama”
“Atacama, hotel completo ou hospedagem simples?”
“Quando ir para Atacama?”
“Como organizar o roteiro em Atacama”

.

Voltar ao início…

.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.